Programa Mais Médicos abre 41 vagas no Sul de Minas
05/05/2025
(Foto: Reprodução) Novos profissionais irão atuar em 29 cidades. Há ainda cadastro reserva para 62 municípios. Inscrições vão até quinta-feira (8). Programa Mais Médicos abre 38 vagas para o Sul de Minas
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde abriu, desta segunda-feira (5) a quinta (8), as inscrições para o Programa Mais Médicos. No total, são 3.174 vagas, 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Para o Sul de Minas foram destinadas 41 vagas para 29 municípios (veja tabela abaixo).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O município com mais vagas é Poços de Caldas (MG), o maior da região, com 163.742 habitantes (Censo IBGE 2022), que terá reforço de quatro médicos.
Em seguida vem Cachoeira de Minas com uma população de 11.883 pessoas e Passos, com 111.939 moradores. Cada um destes municípios terá três novos médicos.
Novas vagas do Programa Mais Médicos por município do Sul de Minas
Número de vagas para o Programa Mais Médicos nas cidades do Sul de Minas
O objetivo do Programa Mais Médicos é ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais do programa integram as equipes de Saúde da Família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população e, quando necessário, encaminham os pacientes para consultas com especialistas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a oferta de vagas deste edital considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo Demografia Médica 2025, que aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país.
Clique aqui para acessar o edital das novas vagas do Mais Médicos
A prioridade do Mais Médicos é atender os locais de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais. As vagas do edital contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).
As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
Atualmente, o Mais Médicos conta com 24,9 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios. A meta é alcançar 28 mil médicos.
Cadastro Reserva
Além das 41 vagas, as inscrições estão abertas para cadastro reserva de 62 municípios (veja lista abaixo).
Ao todo, 2.450 municípios e 8 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já haviam preenchido vagas por meio de editais anteriores puderam ingressar no cadastro reserva.
Esse mecanismo oferece flexibilidade e agilidade na reposição de profissionais, permitindo que municípios atendam rapidamente à demanda por médicos assim que a necessidade for identificada.
Municípios do Sul de Minas que vão abrir cadastro reserva:
Aguanil
Aiuruoca
Albertina
Alfenas
Alterosa
Andradas
Areado
Baependi
Borda da Mata
Cabo Verde
Caldas
Camanducaia
Campo do Meio
Campos Gerais
Cana Verde
Capetinga
Careaçu
Carvalhópolis
Carvalhos
Cássia
Conceição das Pedras
Conceição do Rio Verde
Conceição dos Ouros
Congonhal
Consolação
Cordislândia
Cristais
Delfim Moreira
Delfinópolis
Divisa Nova
Estiva
Heliodora
Ibituruna
Inconfidentes
Ipuiúna
Itamonte
Itapeva
Itutinga
Jacuí
Juruaia
Machado
Muzambinho
Ouro Fino
Pedralva
Piranguçu
Ribeirão Vermelho
Santa Rita de Caldas
Santa Rita do Sapucaí
Santana do Jacaré
Santo Antônio do Amparo
São José do Alegre
São Pedro da União
São Sebastião do Rio Verde
São Tomé das Letras
Sapucaí-Mirim
Senador Amaral
Serrania
Tocos do Moji
Toledo
Três Pontas
Turvolândia
Wenceslau Braz
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas